domingo, 19 de abril de 2009

Vida

Beber uma Coca-Cola bem gelada naquele dia de calor intenso é realmente muito bom, ao passo de que beber a mesma Coca-Cola, porém não tão gelada, é tão bom quanto tomar detergente de cozinha. Veja que o mesmo produto pode deixar de ser ruim para ser muito bom, dependendo apenas de um simples ato: O de colocar na geladeira!
Uso esse exemplo da Coca-Cola para várias coisas, principalmente para minha vida, que pode ser maravilhosa ou medíocre, dependendo apenas de mim.
Perdemos preciosos anos de nossa vida em busca da falta, ou seja, estamos sempre pensando naquilo que não temos, seja o carro novo ou o amor que ainda não veio, enquanto nem percebemos quanta coisa maravilhosa possuímos.
A sociedade atual prega o modelo consumista de ser. Se você tem, é alguém, senão, é só mais um na multidão. Não vejo problema algum em ser ambicioso e desejar ter as coisas (tanto materiais quanto não-materiais), bem pelo contrário, considero o sonho, o desejo, como o primeiro e principal passo para "chegar lá", porém a maneira com que a sociedade está buscando satisfazer seus desejos é que considero desvirtuada.
Multidões desejam ter um milhão de dólares.
Você venderia seus olhos por um milhão?
Não? Então você já é milionário e não sabia!!!
Imagine-se sem um braço ou sem poder enxergar, ou qualquer outro problema sério de saúde. O que você mais desejaria senão sua integridade física? Ok, então porque (escreve junto, separado, com ou sem assento?) não dá valor ao seu corpo perfeito hoje?
Imagine que muitas pessoas morrem por não ter o que comer!
Temos sim que buscar a cada dia a satisfação pessoal e material, porém sem nos tornarmos escravos disso. Sem deixar de observar o que já temos.
Já comentei aqui e repito: Acho aquelas pessoas depressivas ou que procuram o suicídio extremamente egoístas, pois enquanto os hospitais estão repletos de pessoas que lutam para manter-se vivas e, mesmo sentindo muita dor, preferem viver, outras não dão nenhum valor à tudo que tem!
Nesta correria atrás de conseguir aquilo que não temos, na maioria das vezes bens materiais, esquecemos de viver. Fizemos de nossas vidas uma Coca-Cola quente e sem graça, porém podemos e devemos viver com entusiasmo e procurar a felicidade naquilo que já temos. Este estado de espírito alegre e motivado faz com que as coisas que ainda não temos se tornem mais possíveis e fáceis de conseguir (lei da atração).
Recentemente um rapaz de 22 anos faleceu. Ele tinha leucemia e lutava para viver. Considerava cada dia como se fosse uma dádiva de Deus e tinha mais ânimo e força que a grande maioria das pessoas "saudáveis". O mesmo ocorreu com minha irmã, porém ela teve mais sorte e hoje está muito bem, curada da doença, mas nos deu uma importante lição de vida.
VIVA! Se puder viajar, viaje! Se puder ler um livro, leia! Se puder caminhar, caminhe! Se puder ficar com seu filho uma tarde, fique! Se puder comprar aquele sonho de consumo, compre! Não fique se enrolando e inventando desculpas para não fazer aquilo que deve ser feito. Viva, pois ninguém sabe quanto tempo mais ficará por aqui...

Faço neste momento uma oração ao Fábio que tão cedo partiu, e nele me inspirarei para acordar amanhã com ânimo e motivação.