domingo, 29 de março de 2009

Banalização da vida - Filhos - Progresso...

Algo de muito errado está acontecendo com a sociedade. Estamos trilhando um caminho um tanto conturbado. Não falo de crise financeira, desemprego ou falta de educação, mas da banalização da vida. Recentemente aconteceram diversos homicídios, suicídios e acidentes em Palmeira das Missões, pequena e pacata cidade do interior. Alguns destes fatos foram passionais, outros bem intencionais e outros acidentais (acidentes completamente previsíveis e evitáveis) mas, em todos eles, o que me chamou a atenção foi a frieza com que aconteceram. Hoje mata-se por matar! Se o companheiro não está mais afim da relação, mata ele; se tenho uma briga com o vizinho, bala nele; se estou descontente com a vida, chumbo na cabeça; se tenho vontade de acelerar o máximo da minha moto/carro, nem que isso custe a minha vida, acelero!
Banalização da vida ocorre também com pessoas inteligentes que caem na depressão que, para mim, é pura manifestação de egoísmo, pois enquanto pessoas gravemente doentes ou deficientes físicos lutam para levar uma vida digna e alegre, outras pessoas perfeitas se isolam em quatro paredes com o único e exclusivo objetivo de chamar a atenção dos demais, angariando mordomias e se isentando de responsabilidades com a desculpa da tal depressão.
Gente, VAMOS VIVER! Deus nos deu um mundo repleto de coisas lindas as quais vivenciamos a cada segundo (que normalmente não damos a devida atenção), nos deu a vida e a capacidade de evoluir, amar, sentir felicidade, compartilhar todos esses sentimentos. Não podemos desperdiçar isso assim, por nada!

------- / / ----------

Hoje conversava com minha mãe sobre alguns fatos que andaram acontecendo ultimamente e expressei minha indignação com a nova geração que está desabrochando. A maior parte dos jovens está vivendo o mundo do agora, onde tudo é um barato. Drogas são coisas bonitas e fazer "cagadas" são atos de heroísmo, sem falar que trabalhar é careta demais. Vejo guris se acharem o gás da Coca por terem capotado o carro do pai (cagada que eu também cometi, mas que me deixou muuuito envergonhado e serviu de lição de vida). Contam como se fossem super-heróis. Outros acham o máximo contar que já usaram todos os tipos de drogas, são "experientes"!
Ouvi recentemente relato de pais que dizem não saber mais o que fazer com seus filhos, pois perderam completamente o controle da situação.
Em contrapartida, outros pais mais controladores, com receio de soltarem os filhos no mundo, criam verdadeiros bibelôs. Jovens que, com 17 anos (ou 27!!), não sabem falar nada além da nova coleção da HelloKit, do novo filme em cartaz nos cinemas ou da melhor balada da cidade. Jovens completamente despreparados para a dura vida.
Mas e aí? Qual é a fórmula mágica para criar filhos equilibrados? Juro que perco horas pensando nisso, mas ainda não cheguei a uma conclusão concreta. Acho que só vou poder dizer algo com autoridade depois que meu filho (que ainda está longe de vir hehehe) tiver uns 20 anos!

Quem quiser arriscar palpites, por favor, escreva nos comentários.

Eu acho que equilíbrio é uma palavra muito importante, e como é difícil manter o dito equilíbrio. Algum filósofo que eu não sei o nome disse certa vez que a virtude estava no meio, ou seja, extremos não são a melhor alternativa. Tudo deve ter equilíbrio. Se você é muito de uma coisa, provavelmente vai ser pouco de outra.

---------- // ------------

Um amigo me alertou para um detalhe: O sucesso do homem é medido pelos bens materiais que possui!
Isso pode parecer materialista demais, mas é realidade. Atualmente as pessoas medem o sucesso de certo cidadão pelo carro que ele anda, pelas roupas que usa, pela casa que mora etc. Talvez por que a mídia tente vender essa idéia ou por que é a maneira mais fácil e aparente de mensurar, pois medir a inteligência, bondade, honestidade, amor, dedicação... é difícil e bastante relativo, pois depende do paradigma de cada observador.
Certas pessoas conseguem ter bens materiais por vias ilícitas, porém estas pessoas não duram muito, são como cometas, vem, brilham um monte e logo desaparecem.
Com esta linha de pensamento, fiz uma análise crítica de duas cidades: Palmeira e Marau, onde visito com freqüência (Paola é a culpada). Palmeira é legal, porém tem muuuito o que melhorar, já Marau, possui ruas bem asfaltadas, praças impecáveis, lojas muito bem organizadas, prédios bem conservados, indústrias grandiosas e carros, muitos carros de alto padrão (adoro carros hehehe). Em um único dia vi uns cinco carros importados que custam mais de R$200 mil. Qual o segredo do sucesso de Marau? Por que as pessoas de lá tem mais dinheiro? Por que as pessoas de lá tem mais educação? Por que a Prefeitura mantém a cidade mais organizada? Por que os cidadãos, mesmo humildes, contribuem para manter a cidade bonita?

----------- // --------------

Hoje viajei na maionese legal, despejei no teclado aquilo que estava pensando. Se você leu este texto, COMENTE! É a única maneira de eu saber se alguém lê o blog e também é a única maneira de eu saber se está gostando do que lê. Se tiver que criticar, CRITIQUE. Adoro ser convencido a mudar de opinião sobre algo, pois isso é sinal que estou evoluindo!

Um comentário:

Tales disse...

Matheus,

De acordo. O chique hoje é viver de imagem. Imediatismo é a palavra, é tudo ao mesmo tempo agora. As pessoas querem acesso rápido a bens (dinheiro) e relações, mas não estão dispostas a fazer força ou dar o tempo necessário. Vejo isso acontecer todo dia na empresa onde trabalho. Sei lá, parece uma transição mal feita da rigidez da criação de antigamente com a "soltura" de hoje. Encontraremos o meio termo? Tomara. Eu estou perto de encomendar um(a) futuro(a) volovelista, e detestaria ter que criá-lo(a) no meio dessa confusão, dessa falta total de valores, dessa FALTA TOTAL DE NOÇÃO. Ainda, os adolescentes de hoje se acham invencíveis, indestrutíveis, até que dão de cara num poste a 150 km/h. Fico pensando se nos milésimos de segundo desde que se dão conta que vão se arrebentar até que se arrebentam de fato, conseguem perceber que estavam errados.

Continue escrevendo. Um abraço e feliz Páscoa!

Tales