domingo, 22 de março de 2009

Igreja Católica - Cristo e um pouco de Amor!


Assumi o compromisso de escrever, no mínimo, todo domingo, assim como assumi o compromisso também de escrever sobre a lei da atração.

Escrevi 2 páginas no Word sobre a dita lei da atração e não gostei do texto, pois o assunto é bastante complexo, ao contrário que muitos pensam, e não é muito fácil de organizar as idéias.
Há algum tempo minha mãe havia me pedido para ir à igreja com ela, e eu sempre fugindo, mas sábado passado (14/03/09) ela me ligou e pediu para acompanhá-la na missa. Fiz este esforço para lhe agradar e aproveitei para fazer uma profunda reflexão sobre a religião católica.
Chegando à igreja, comecei a pensar o motivo pelo qual os jovens em sua grande maioria não se interessam pela religião católica, sendo que a igreja estava lotada de pessoas idosas e os poucos jovens ali presentes ou eram da ala dos carismáticos ou estavam, como eu, acompanhando os pais (por livre e espontânea obrigação).
Cheguei à conclusão que a Igreja Católica se tornou uma grande observadora de protocolos cerimoniais, pois 90% da missa é leitura de trechos isolados da bíblia, ritos decorados, movimentos programados, algumas músicas... restando apenas uns 10% para o padre fazer seu sermão diretamente ao público, sem linguagem técnica ou decorada. O problema é que, se isso não bastasse, a maioria dos padres ainda desperdiça seus 10% de fama falando incongruências e aplicando um discurso distante da realidade.
A ala dos carismáticos tenta mudar um pouco essa roupagem, fazendo cultos alegres, motivacionais, com músicas bonitas, bastante contato com o povo e alguns discursos bem motivadores. Isso tudo faz com que os fieis pensem apenas em coisas boas, sentimentos alegres, amor principalmente e, através da lei da atração ou do poder divino de Deus (como preferirem), tenham suas graças (ou desejos) alcançadas. O problema é que nem todos gostam dessa movimentação toda, como eu, que prefiro coisas mais calmas, discretas e comedidas.
Como eu gostaria que alguém (o padre) viesse a mim (ao público) ensinar o que Cristo realmente quis mostrar, como eu gostaria que a Igreja ensinasse seus fieis a interpretar a Bíblia Sagrada de forma imparcial. Como eu gostaria de ir a uma missa onde o padre me mostrasse de forma prática maneiras de evolução espiritual. Cristo foi o maior homem da história, fascinou e ainda fascina a grande maioria da população mundial, estou com um livro aqui no meu bidê só sobre a vida dele, que logo lerei.
Cheguei a triste conclusão que eu aprendi mais sobre religião, Cristo e Deus lendo livros de liderança e business do que na igreja e catequese.

O maior homem de toda história

A palavra Amor, por exemplo, tão citada por Cristo na Bíblia Sagrada, atualmente tem um significado totalmente diferente daquele proposto por Ele. Hoje Amor é sinônimo de forte afeição, atração baseada em sentimentos sexuais, quando na época do maior líder que o mundo já viu, Amor tinha vários significados, como eros, que é mais ou menos o que significa amor atualmente, pois vem de erótico; storgé, que é algo como afeição; philos que tem a ver com fraternidade, amor recíproco e, o mais importante deles, ágape, que é um amor incondicional baseado no comportamento, não no sentimento, ou seja, posso agir com amor (ágape) com meu chefe, meus colegas de trabalho, meus vizinhos e meus amigos, por mais chatos que eles sejam.

Quando Jesus fala de amor na Bíblia, fala de ágape, ou seja, de comportamento, não sentimento. Ensina que devemos nos comportar de forma amável, como gostaríamos que os outros se comportassem conosco também, não diz para termos sentimento de amor ao próximo, até por que isso não é algo “escolhível” (com o perdão da gramática). Não posso escolher qual sentimento vou ter por uma pessoa, mas posso perfeitamente escolher minhas atitudes. Posso tratar meu chefe de maneira estúpida ou amável, gostando ou não dele!

Bom, é isso que eu gostaria de aprender na Igreja, coisas que me ajudem a melhorar como pessoa, não musiquinhas e ditadinhos decorados. Conheço pessoas que freqüentam uma doutrina bem diferente, algo parecido com o que busco, vou assistir alguma reunião desse grupo e, quem sabe, evoluir um pouco!!

Desculpem a aqueles que leram e não concordaram ou gostaram, religião é como política, cada um tem uma visão diferente e as discussões tornam-se acaloradas, porém eu respeito qualquer opinião e até gosto de escutar idéias contrárias, pois não tenho o mínimo preconceito em mudar minha opinião. Como dizia o velho guitarreiro Raul Seixas, “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Matheus!
Vc escreveu sobre um assunto que pouco se fala, pois parece ser tão distante no dia a dia de cada um. Concordo em 100% do que vc falou sobre a religião católica.
Acabamos por conta própria buscando conhecimento pratico ligado a Cristo, pq a igreja ensina muito pouco.
Parabéns pela bela abordagem do assunto.
E não precisamos esperar, pois esta religião não vai mudar NUNCA.