segunda-feira, 9 de março de 2009

Reforma Ortográfica + Política = Sacanagem

Tá, eu sei que fiz promessa de atualizar o blog todo domingo, mas me deu vontade de escrever, então vai lá! Domingo, conforme prometido, tem mais (lei da atração)...

Domingo passado (8/03/09) eu tava assistindo o Fantástico onde apareceu o Luciano Hulk dando alguns pitacos acerca da reforma ortográfica com seu quadro “Soletrando”. Tanto o Luciano quanto o apresentador do Fantástico (foi o Zeca Camargo? Não sou muito bom em decorar nomes) defenderam claramente a reforma ortográfica, tentando usar a justificativa de que agora nos igualamos aos outros países de língua portuguesa. Ora, isso tem alguma importância? Alguém sentiu alguma dificuldade na última viagem que fez pela Guiné-Bissau? Alguém já deixou de comprar lingüiça em um açougue da Ilha da Madeira por que o açougueiro não entendeu sua pronúncia com trema?

O interesse econômico com a reforma ortográfica está mais claro que pele de albino, UM ABSURDO!

Óbvio que vamos ter de nos adaptarmos às novas regras, porém tudo isso vai custar milhões (ou bilhões) aos nossos pobres bolsos. Alguém já pensou que todos os dicionários, gramáticas, apostilas e livros estão defasados? No caso dos dicionários e gramáticas, seu único destino é o latão de lixo, pois estudar uma gramática desatualizada é o mesmo que ler as Ordenações Afonsinas para tentar ingressar com uma ação judicial.
Já pensaram na montanha de dinheiro que os políticos corruptos ganharam da indústria gráfica, editorial e da imprensa para aprovar a reforma absurda? Já pensaram no motivo que faz a Globo, maior conglomerado midiático (imprensa escrita, falada, fofocada...) do Brasil (ou do mundo) defender a dita reforma?
O pior de tudo foi ver o Sapo Analfabeto Barbudo explicando as alterações na língua portuguesa diante dos maiores gênios que esse país já teve.
Uma foto vale mais que mil palavras:

Será que ele falou do Biudiziu tamém?

A política nesse país é uma palhaçada mesmo, não tenho dúvida alguma de que, se o Brasil tivesse políticos britânicos, estaria entre as maiores potências do mundo e, no futuro, poderia ser, de longe, a maior. Temos água, terras, povo trabalhador, petróleo, ouro, diamantes, minérios... só nos falta uma coisa. SERIEDADE NA POLÍTICA.

Aaaa, falando em petróleo. Vimos o barril deste nobre caldo preto despencar de aproximadamente US$ 150 para menos de US$ 50,00, mas alguém viu a gasobosta brasileira baixar um centavo??? Se viu, me avise, pois preciso abastecer minha moto.

Gosto de assistir a TV Senado ou a da Câmara dos Deputados e fico horrorizado de ver aqueles jumentos (toda regra tem sua exceção) falando para ninguém, pois toda platéia de jumentos (digo de novo que alguns poucos se excluem dessa classificação) fica de pé, conversando, rindo, comendo e articulando maracutaias, sem respeito algum ao jumento orador. Até a extinta Escolinha do Professor Raymundo era mais organizada e disciplinada (que era mais inteligente nem preciso dizer né).

Abraços e até domingo... se não escrever antes!! hehehehe

Matheus

Um comentário:

Chris disse...

É Matu, estamos passando por isso na pele, pois comercializamos livros editamos também. E o mais importante: exportamos para Portugal, e lá nossos amigos não aderiram e não vêm sentido, pois há palavras diferentes e modos de formar as frases completamente diferentes.

É uma jogada das grandes editoras, imagina quantos livros didáticos serão reimpressos? Imagina quantos vão ser queimados?