domingo, 8 de março de 2009

RELACIONAMENTOS

Esse título é bem sugestivo né, logo pensamos em namoro, casamento... Mas nem percebemos o quanto é importante estudarmos acerca de relacionamentos, não apenas aqueles "amorísticos" mas todos os tipos de relacionamento.
Eu coloco os relacionamentos em primeiro lugar na lista do sucesso, seja ele amoroso, profissional ou qualquer outro que exista.
Relacionar-se bem com as pessoas é uma arte, difícil de ser trabalhada e aprimorada, mas que todos devemos procurar melhorar. Não nascemos hábeis o bastante nisso, alguns poucos até podem ser feras, mas sempre se pode melhorar.
No último ano procurei melhorar muito nesta difícil área. Li vários livros, fiz cursos e percebi que TODOS, mas todos mesmo, apontavam as mesmas coisas, davam as mesmas dicas. Alguns desses livros apresentavam a arte de se relacionar bem de forma descontraída, outros de forma mais técnica, mas há um grande consenso quanto às "regras" para obter (e manter) bons relacionamentos.
Os melhores livros que li acerca deste assunto foram do escritor Dale Carnegie, sendo que fiz um curso ótimo de relações humanas que este senhor (já falecido) desenvolveu no início do século passado nos E.U.A.
Só para ter noção, todos os papas e presidentes americanos "pós-Dale Carnegie" fizeram seu curso para assumir o "cargo". Tal treinamento mudou minha vida, trouxe muitos resultados e, tenho certeza, que o melhor ainda está por vir.
Quem faz este treinamento é intitulado de Carnegiano, e um dos Carnegianos mais fanáticos é Eduardo Tevah, vice-presidente das lojas Tevah e conferencista de renome nacional. Suas palestras são de entusiasmar até um pit-bull faminto, e tudo baseado nas "regras" de Dale Carnegie. Seus três livros (do Tevah) são ótimos e recomendo a todos. São focados ao mundo dos negócios (Liderança, administração...), mas os conceitos podem (e devem) ser utilizados na vida pessoal também.

Alguns vão fazer aquela pergunta mental básica: Mas se isso tudo é tão bom, por que as pessoas que lêem esses livros e fazem esses cursos não são ótimas em tudo que fazem?
A questão é que, mesmo sabendo, a aplicação prática destes ensinamentos não é fácil e, com muito esforço, levam algum tempo para virar rotina. Tenho me esforçado muito para melhorar, mas vejo que a evolução é lenta, porém fascinante.
Adoro uma frase do Tevah que diz: Saber e não fazer é ainda não saber.

Nos primórdios, quem tinha mais força física tinha condições de vencer duelos e sobreviver, depois, quem tinha algum título de nobreza, dominava o povo. Após tudo isso, quem tinha idéias boas e conseguia produzir algo comerciável, ganhava dinheiro e quem tinha dinheiro, tinha poder. Hoje ainda isto está valendo, mas vejo que as pessoas que não desenvolvem sua capacidade de se relacionar estão fadadas ao insucesso.
Vejo que num futuro próximo, as habilidades de relacionamento serão indispensáveis a qualquer sujeito que almeje obter algum sucesso na vida, ao passo que as doenças psicológicas serão a grande chaga social, assim com as pestes foram nos séculos passados, a AIDS e outros vírus estão sendo agora. Digo mais, o câncer, doença terrível que está destruindo milhões de pessoas, é comprovadamente o resultado do estado de espírito (doença psicológica) somado a alguns fatores externos que o potencializam.

Chega por hoje, na semana que vem falarei sobre a famosa lei da atração (que agora está na moda, mas foi descoberta por vários estudiosos e cientistas a centenas de anos atrás)


Abraços,

Matheus.

Um comentário:

Chris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.